Produtos como trigo, milho, soja e carnes devem ficar mais caros

Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, os preços dos produtos agrícolas estão em movimento de ascensão. Trigo, milho, soja e arroz tendem a ficar mais caros nos próximos anos e os valores não deverão voltar aos patamares mais baixos, afirmaram especialistas nesta terça-feira em São Paulo. Outros produtos que deverão ficar mais caros são as carnes bovina, suína e de frango.

O aumento nos preços está relacionado com o aumento da demanda, causado pelo consumo maior vindo dos países emergentes. Neste cenário, a tendência é que o preço do petróleo também aumente, causando impacto em praticamente toda a cadeia produtiva, segundo estimativa do americano Robert Hoff, conselheiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Porém, para o ex-secretário do Tesouro dos EUA Lawrence Summers, a alta definitiva dos preços ainda não é certa, pois depende do crescimento do mercado mundial.

Já para o atual deputado federal Reinhold Stephanes – e ex-ministro da Agricultura – e para João Pacheco, diretor de agricultura da Comissão Europeia, há uma visível "curva" de aumento nos preços dos itens agrícolas, que deve impactar na inflação. "Para mim, é uma tendência que veio para ficar", disse Stephanes durante o Global Agribusiness Forum, evento que reúne empresários, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola em São Paulo (SP).

Deixe um comentário