Sindalquim finaliza acordo com Grupo Colombo

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – levou em votação em escrutínio secreto, onde os trabalhadores do Grupo Colombo, nas usinas Colombo Ariranha/SP (686 votantes), Colombo Palestina/SP (150 votantes) e Colombo Santa Albertina/SP (204 votantes) aprovaram a proposta patronal, de aumento salarial de 9,83%, que será aplicado em duas parcelas, sendo 5% retroativo a maio de 2016 e 4,6%  retroativo a partir de 1º de agosto, referente ao salário de julho de 2016. O índice de reajuste será aplicado também no ticket alimentação e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Agora são mais três acordos coletivos de trabalho do setor do álcool/etanol de 2016/2017 fechados na região.

O Sindalquim já havia fechado o acordo coletivo nas usinas do Grupo Ruette, de Paraiso/SP e Ubarana/SP, Usina Nardini de Vista Alegre do Alto/SP, Moreno de Monte Aprazível/SP e Coplasa de Planalto/SP. O Sindalquim até o dia 13 de julho de 2016 já finalizou oito acordos coletivos, com percentual de 9,83, parcelados em duas vezes, maio e agosto.

“Agradecemos todas as trabalhadoras e trabalhadores por  ficarem mobilizados e conscientizados, mostrando aos representantes patronais a união da categoria. Queremos deixar bem claro que, mesmo sendo parcelado, não foi fácil mudar o pensamento dos patrões.  Infelizmente somente os grandes grupos não ofereceram a inflação, o Grupo Cofco Meridiano/SP e Sebastianópolis do Sul/SP, Guarani Tanabi/SP e Moema Bunge Orindiúva/SP", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.