Após mais de 100 dias de negociação, trabalhadores da Cofco Brasil aprovam proposta salarial

Após 10 rodadas de negociação e mais de 100 dias da entrega da pauta, a direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – com muita luta e mobilização, conseguiu fechar o acordo coletivo do setor do álcool/etanol com a empresa Cofco Brasil. No último dia 1º de agosto, representantes da empresa e diretores do Sindalquim, se reuniram na sede da entidade, aonde a empresa ofereceu reajuste salarial de 9,83% no piso salarial e também no valor da PLR fixa e 8% de aumento salarial para trabalhadores que ganham acima do piso. A empresa também ofereceu reajuste de 15%  no ticket alimentação, que passa de R$ 238,35 para R$ 274,10.  Outrossim, no que se refere aos salários acima do piso salarial e, somente para efeitos da negociação salarial da data-base de 1º de maio de 2017, aos salários vigentes em 30 de abril de 2017, será acrescido o percentual de 1,83% e sobre estes será aplicado o índice de reajuste que vier a ser negociado para a referida data-base. Os diretores do Sindalquim levaram as propostas para votação, em escrutínio secreto, nas duas unidades da Cofco Brasil, na quarta-feira (03/08), às 7 horas (entrada e saída) e 15 horas, nas cidades de Meridiano e Sebastianópolis do Sul.

Em Meridiano foram 193 votos sim e 109 não e um voto em branco, totalizando 303 votantes e em Sebastianópolis 181 trabalhadores foram favoráveis ao reajuste e outros 147 contrários e um nulo, no total de 329 votos. Para o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, mesmo com a aprovação da proposta, os trabalhadores mostraram na votação que estão insatisfeitos. “Em Sebastianópolis a diferença foi de apenas 34 votos. É necessário mais respeito e valorização com os companheiros e companheiras e os patrões sabem disso. Ficou claro na votação”, afirmou Fagundes.

O dirigente falou sobre a campanha salarial deste ano e o desgaste até aqui. “Entregamos a pauta de reivindicações no dia 15 de abril para todas as empresas da nossa base. Foram quase quatro meses de debates, várias rodadas de negociação e muita mobilização na base.  Não podemos comemorar, mas sim valorizar o percentual conquistado. Só conseguimos estes percentuais através da mobilização e conscientização dos trabalhadores. Esse ano foi um dos mais duros para negociar, mas não cedemos e lutaremos sempre pelos direitos dos trabalhadores”, afirmou Fagundes.  A data-base da categoria é 1º de maio.  A empresa fará o pagamento das diferenças salariais dos meses de maio, junho e julho do ticket até o dia 15 deste mês e as diferenças de valores dos salários no pagamento deste mês.