Sindalquim entrega boletim extraordinário na Usina Guarani Tanabi

A diretoria do  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – entregou nesta quarta-feira (24/08/2016) na Usina Guarani Tanabi boletins extraordinários informando as companheiras e companheiros sobre o fechamento das negociações do setor do álcool/etanol 2016/2017. No boletim,  os trabalhadores são informados de como foram as tratativas durante a campanha salarial. “A campanha do setor do álcool/etanol iniciou em abril deste ano, quando a pauta de reivindicações foi entregue ao setor patronal, ou seja, há mais de 120 dias (04 meses)”, informa o presidente da entidade, Almir Fagundes.

Todas as empresas, com exceção da Guarani Tanabi fecharam o acordo, sem precisar recorrer à esfera judicial, mas como a empresa se manteve irredutível em não conceder aos seus trabalhadores sequer o índice de inflação do período medido pelo INPC/IBGE, de maio de 2015 até abril de 2016, de 9,83%, não restou outra alternativa ao Sindalquim a não ser ingressar com dissídio coletivo econômico no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, através do seu departamento jurídico.  E no dia 15 de julho de 2016, o Sindalquim ingressou com ação de Dissidio Coletivo, requerendo o reajuste salarial de 9,83% e manutenção de todas as cláusulas existentes no acordo coletivo anterior.

No dia 18 de agosto de 2016, às 13h30, no TRT da 15ª Região, em Campinas, com direção da desembargadora Gisela Rodrigues Magalhaes de Araújo Moraes, foi realizada audiência do processo de dissidio coletivo. Estiveram presentes na audiência o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, os diretores Cleber Antonio de Souza e Maristela Camilo, além da advogada da entidade, Rita de Cassia dos Santos. Compareceram ainda representantes da Fequimfar, através do secretário geral, Edson Dias Bicalho e do advogado Amílcar Pacheco e também representantes dos sindicatos dos químicos de Guaíra e Ribeirão Preto. Após muito debate, as partes se conciliaram e chegaram ao presente acordo:

Reajuste salarial no piso e até R$ 10.600,00 de 5% a partir de 1º de maio de 2016 (já antecipado pela empresa) e mais 4,6% a partir de 1º de setembro de 2016 sobre os salários praticados em agosto de 2016.

Para os salários a partir de R$ 10.600,00 será aplicado o valor fixo de R$ 512,00 a partir de 1º de maio de 2016 (já antecipado pela empresa) e mais R$ 530,00 a partir de 1º de setembro de 2016, totalizando o valor de R$ 1.042,00.

9,83% de reajuste também no vale-alimentação e auxilio creche, retroativos a 1º de maio de 2016, com pagamento das diferenças em 31 de agosto de 2016.

Reajuste de 9,83% na PLR, com pagamento em duas parcelas, sendo 50% em 31 de outubro de 2016 e 50% em 31 de março de 2017, respeitando as metas anteriormente acordadas.

O presidente Almir Fagundes agradece a participação dos trabalhadores que se mantiveram unidos durante toda a campanha salarial. “O Sindalquim cumpriu o seu papel na defesa dos trabalhadores da categoria, garantindo aos companheiros da Guarani Tanabi o mesmo percentual de reajuste salarial obtido nas demais empresas do setor. Gostaríamos de agradecer todos pela mobilização e conscientização, em todas as vezes que o Sindalquim esteve presente na portaria da empresa. Pararam para ouvir respeitosamente os diretores da entidade referente as propostas apresentadas. Mais uma vez com a união e apoio de vocês, conseguimos alcançar nossos objetivos. O próximo passo agora é transmitir o acordo realizado para o Ministério do Trabalho e Emprego para registro do mesmo. O trabalhador que tiver qualquer dúvida pode entre em contato com o Sindalquim, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, pelo fone 17 3211 2550”.