Sindalquim consegue fechar acordo coletivo com Moema Bunge

A Usina Moema Bunge, de Orindiúva, foi a última empresa da base do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – a fechar o acordo coletivo do setor do álcool/etanol de 2016/2017. Irredutível, a direção da empresa continuou insistindo no desrespeito com os seus trabalhadores e com a direção do Sindalquim.  Foram mais de 100 dias e nove reuniões desde a entrega da pauta e foi necessária intervenção da direção da Fequimfar e muita mobilização dos trabalhadores para que a direção da empresa melhorasse a proposta salarial.  Na última reunião, com os representantes da empresa, César Bresciani, Clausner Donizeti e Henrique Piacenti Rosalino, da área de recursos humanos e Ricardo Alonso, diretor industrial, e a direção do Sindalquim, realizada na última quarta-feira, dia 3 de agosto, na sede da entidade, a empresa apresentou a proposta de aumento salarial de 9,83 %  no piso salarial, reajuste de 8% para trabalhadores que ganham acima do piso, e a PLR fixa passa para R$ 977 e o ticket alimentação contou com um reajuste de 19,35 %, que passa de R$ 310 para R$ 370.

Após a reunião do dia 3, o Sindalquim levou as propostas para votação, em escrutínio secreto, na quinta-feira (04/08), as 7 horas (entrada e saída) e às 15 horas.   Foram 315 votos favoráveis pela proposta da empresa, 109 contrários, dois nulos e três em branco, totalizando 429 votos.  As diferenças decorrentes dos reajustes nos salários e tickets serão pagas até o dia 15 de agosto de 2016.  O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, falou sobre a negociação com a Bunge. “A empresa precisa ter mais respeito com os trabalhadores e com o setor sindical. Uma empresa gigante como a Bunge não pode agir da maneira que agiu esse ano. Foi a última a fechar o acordo, atrapalhou a negociação. Quase foi necessário radicalizar e paralisar as atividades da empresa. Quero agradecer em nome de toda a diretoria do Sindalquim e também da Fequimfar todas as trabalhadoras e trabalhadores pela conscientização e por se mobilizarem ao lado do Sindicato. Sem eles não conseguiríamos avançar dessa maneira. Não podemos deixar de agradecer também toda diretoria da Fequimfar, em nome do seu presidente Sergio Luiz Leite e do secretário geral, Edson Dias Bicalho”, afirmou Fagundes.  A data-base da categoria é 1º de maio.