Sindalquim realizou homologações na Usina Oeste Paulista

O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) realizou no último dia 27 de dezembro as homologações dos ex-funcionários da Usina Oeste Paulista de Monte Aprazível que encerrou suas atividades no inicio do mês de dezembro após 30 anos de funcionamento.

Estiveram presentes na empresa as duas advogadas do Sindalquim – Drª Luciana e Drª Rita e o presidente da entidade Almir além dos diretores Lourival, Joao Pedro e Nilson. Ao todo foram feitas 110 homologações das 112 agendadas – apenas duas ficaram pendentes para esse ano por conta da ausência dos trabalhadores no dia.

Inicialmente as homologações seriam feitas na Câmara Municipal de Monte Aprazível, mas infelizmente a empresa colocou obstáculos para que o mesmo acontecesse no local. Por conta disso, o Sindicato decidiu aceitar a sugestão da realização das homologações na empresa para evitar que os trabalhadores tivessem que de deslocar até a sede do Sindalquim, em Rio Preto. “Colocamos toda a estrutura que temos na sede no refeitório da empresa para atender a vontade da maioria dos trabalhadores que teriam dificuldade para se deslocar até Rio Preto”, afirmou Almir.

O Sindicato salienta que independente do local onde as homologações foram feitas – na Câmara – no Sindicato – ou na empresa – os cálculos seriam os mesmos, pois o direito do trabalhador foi preservado – aqueles trabalhadores que tiveram algum tipo de contestação no que diz respeito ao cálculo pode procurar a assessoria jurídica do Sindalquim ou caso queira pode procurar um advogado particular.

“Continuo não concordando com a forma absurda que as demissões foram feitas pela empresa não respeitando o seu maior patrimônio que são os trabalhadores. Eles (trabalhadores) foram informados das demissões após o expediente de serviço no dia 14 de dezembro – na empresa tem trabalhadores com mais de 33 anos de casa e alguns com idade acima de 60 anos – que infelizmente encontraram dificuldades de encontrar um nova colocação apesar de serem pessoas superqualificadas” finalizou Almir.