Açúcar: oferta e demanda pressionam cotação

Os preços do açúcar cristal têm caído com mais força no mercado brasileiro, segundo levantamentos do Cepea. Após o aquecimento da demanda na primeira quinzena de maio, alguns compradores, já com estoques refeitos, diminuíram a procura nos últimos dias. Além disso, a cautela para realizar novas compras neste momento leva em conta a expectativa de oferta crescente com a intensificação da moagem, a qual pode vir acompanhada de redução dos preços. Mesmo assim, nos últimos dias, o Cepea registrou negócios que envolveram pequenos e também grandes volumes.

Do lado da usina, houve incremento na oferta de açúcar de cor Icumsa por volta de 150 – de boa qualidade. Paralelamente, muitas unidades que trabalham no mercado spot têm sido mais flexíveis em relação aos preços, devido à necessidade de “fazer caixa” e também para cumprir o volume de venda estipulado para o mês. Além disso, algumas usinas tendem a acelerar as negociações ainda nesta fase inicial da safra em detrimento de comercializar no pico da colheita, quando os preços podem estar menores.

Apesar desse cenário, alguns colaboradores do Cepea comentam que o aumento da oferta ainda é relativamente pequeno se for levado em conta que a safra está no final do segundo mês. Na terça-feira, 24, o Indicador do Açúcar Cristal CEPEA/ESALQ (estado de São Paulo) fechou a R$ 56,52/saca de 50 kg, baixa de 5,5% sobre a terça anterior, 17.

Fonte: Udop, em 26/05/2011

Deixe um comentário