Cortador participará do lucro

A Bunge está implantando em seus canaviais um sistema diferente de gestão do trabalho dos cortadores. Entre outros benefícios, a empresa vai estender a esse trabalhador a participação nos lucros que já existe na política para todos os outros funcionários da companhia. “Por que tem que ser diferente?”, questiona Pedro Parente, presidente da Bunge no Brasil.

A empresa também tenta melhorar a infraestrutura de trabalho dos cortadores de cana. Adaptou carretas, que ficam nos canaviais, para funcionarem como espécies de espaços de convivência para os trabalhadores. As carretas têm banheiros, áreas para alimentação e descanso, água gelada e tendas extensíveis, conta Parente.

Ele acrescenta que os cortadores também terão outros benefícios como plano de saúde e odontológico, além de seguro de vida.

Em Tocantins, onde a Bunge coloca em operação sua oitava usina, está sendo elaborado um plano de desenvolvimento regional para a região do entorno do município de Pedro Afonso. O projeto está sendo estudado com governos municipais e estaduais e o objetivo é buscar soluções para questões básicas, que vão desde formação profissional da população local até distribuição de água e coleta de lixo.

A empresa pretende investir nos próximos cinco anos em torno de R$ 6 milhões para viabilizar o plano de desenvolvimento local.

Fonte: Udop, em 27/05/2011