Álcool volta a subir e chega a R$ 1,79

O litro do álcool voltou a subir nos postos de combustíveis de Rio Preto e nesta terça-feira (12) já era vendido a R$ 1,79. A constatação foi feita  pelo BOM DIA, que percorreu 20 estabelecimentos em diferentes pontos da cidade. Em apenas um posto, na avenida Trancredo Neves, o litro do etanol custava R$ 1,44.

"Acredito que nos próximos dias teremos álcool vendido a R$ 1,97 na cidade", afirma Roberto Diniz Uehara, presidente regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo).

Segundo ele, o  principal motivo para o aumento é a queda da produtividade nos canaviais da região Centro-Sul, que renderam menos que o esperado pela usinas.  "Outro fator  é o crescimento da frota de veículos. Já a produtividade da cana cresceu apenas 8%", afirma  o presidente do Sincopetro.

No ano passado, na mesma época, os rio-pretenses estavam pagando pelo  litro do etanol  menos de R$ 1 nas bombas.

"O  litro do etanol estava R$ 1,49 e subi ontem [nesta segunda-feira (11)] para R$ 1,79 por causa do preço pago à distribuidora", afirma Ana Cristina Porcino, dona há 10 anos do Posto Porcino, na Vila Maceno.

O aposentado Marcos Antônio Soutto, 54 anos, tem dois carros do tipo bicombustível e  diz que há um mês não abastece com álcool.

"Pelo preço, compensa abastecer com gasolina. O aumento do etanol é um absurdo", afirma o aposentado.

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o litro do álcool saia das usinas por R$ 0,70 (descontados os impostos e frete), na segunda semana de junho de 2010. Na semana passada saiu a R$ 1,13, aumento de 61%.

Veículos x cana
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) só no ano passado foram emplacados  3,2 milhões de veículos leves bicombustíveis novos no Brasil. Só em Rio Preto, foram vendidos quase 20 mil veículos. Enquanto isso, a área plantada de cana-de-açúcar manteve-se praticamente inalterada.

Fazendo as contas
O advogado João Ricardo Souza, 46 anos, ficou espantado quando soube pelo BOM DIA que estava levando desvantagem ao abastecer seu carro flex com álcool em vez de gasolina. Para saber, basta dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for maior que 0,66, o etanol deixa de ser vantajoso. No caso de Rio Preto, o preço médio do litro de álcool é  R$ 1,79. Já o valor da gasolina é  R$ 2,59. O resultado dá 0,69. Ou seja, na maioria dos postos de combustíveis, o álcool já deixou de ser vantajoso.