Petrobras paga alto por menos etanol na gasolina

Em função da alta do etanol, o governo tem indicado que vai reduzir a mistura desse combustível na gasolina da proporção atual de 25% para 18%.

Caso isso aconteça, do próximo mês de agosto até março de 2012, a Petrobras poderá amargar uma perda de 2 bilhões de reais.

O cálculo é de Adriano Pires, especialista em energia e diretor do CBIE.

Segundo Pires, para compensar a diminuição do álcool, a Petrobras se veria forçada a importar o equivalente a 6 bilhões de reais de gasolina.

E como o preço de venda da gasolina para a Petrobras no país está congelado desde 2009, a estatal acabaria oferecendo no mercado interno o combustível a um preço mais baixo do que o de custo.

Ainda segundo Pires, no primeiro semestre a Petrobras já perdeu 2 bilhões de reais na venda de gasolina – consequência direta da política do governo de intervenção no mercado de combustíveis para conter a inflação.

"Caso o governo julgue inevitável reduzir a mistura do etanol na gasolina, ele deveria fazê-lo na proporção mínima de 22% e não de 18%", disse Pires ao blog. "Assim, a Petrobras teria uma perda menor."

Deixe um comentário