Empresas ganharão selo de qualidade

O avanço para a conquista de melhores condições de trabalho nas usinas de cana-de-açúcar no País não é mais uma mera peça de ficção. No dia 4 de julho, representantes do governo e empresários do setor deram mais um passo nessa direção, com a assinatura do termo de renovação do "Compromisso Nacional por Melhores Condições de Trabalho na Produção de Cana-de-Açúcar" por mais um ano.

O documento possui a chancela da Secretaria-Geral da Presidência da República. O documento foi assinado pela primeira vez em 2009 e agora viverá uma nova fase.

Segundo o assessor da Secretaria-Geral da Presidência, José Lopez Feijóo, agora, empresas como fazendas e usinas de moagem serão submetidas à auditoria para que possam receber futuramente um selo de garantia. Feijóo revela que 300 empresas do setor manifestaram interesse em receber os auditores. "Inicialmente, o governo procurará posteriormente os empresários para detectar o seu real interesse. Se cumprirem as exigências estabelecidas no Compromisso, receberão o selo", reitera o assessor, lembrando que a auditoria não é medida obrigatória – depende dos interesses dos empresários.

Durante a auditagem, serão analisados aspectos relativos às condições de alojamento, transporte, comunicação, alimentação e contratação dos trabalhadores. De acordo com uma fonte ligada ao setor sucroalcooleiro, existe uma tendência natural das indústrias optarem pela presença dos auditores para conquistarem o selo de qualidade e "serem um diferencial importante no mercado".