Cresce vendas de veículos flex, mas consumo do etanol deve cair

Apesar das vendas de automóveis e veículos comerciais leves (flex) somarem 239.514 unidades em julho e representarem 83,2% do total comercializado na categoria no país, a procura pelo etanol deve cair no mesmo mês. Segundo uma fonte do setor, o consumo do combutível deve ficar em torno de 940 milhões de litros, e registrar queda de aproximadamente 30% em relação ao mesmo período de 2010.

Mas a indústria de veículos continua aquecida já que a produção de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) no Brasil subiu 3,9% em julho na comparação com junho, para 307,2 mil unidades, segundo dados divulgados na semana passada pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação com julho de 2010, a produção subiu 5,7% e, no acumulado do ano, a alta foi de de 4,3% sobre o mesmo período do ano passado, para 2,02 milhões de unidades.

As vendas de caminhões em julho foram de 15.551 unidades, crescimento de 5,1% na comparação mensal. A MAN registrou licenciamentos de 4.437 unidades no mês passado após 4.290 no anterior.

A Mercedes-Benz apurou vendas de 3.759 unidades em julho após 3.604 em junho. As vendas da Ford cresceram de 2.577 em junho para 2.875 caminhões no mês passado. A Volvo vendeu 1.671 unidades e a Scania, 1.247.