Tereos confirma produção de etanol em Moçambique até 2013

O presidente da Tereos Internacional, Alexis Duval, confirmou que a empresa, por meio da controlada Guarani, irá produzir etanol em Moçambique para abastecer o mercado local, estimado em 12 milhões de litros por ano. A informação havia sido dada ontem em entrevista do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. A Petrobrás Biocombustível tem participação na Guarani.

Segundo Jacyr Costa Filho, diretor presidente da Guarani, Moçambique aprovou um mandato de mistura de etanol na gasolina de 10% a partir de janeiro de 2013. A expectativa é de que a destilaria da Guarani esteja pronta para atender esta nova demanda no país quando o mandato entrar em vigor.

"Teremos um mercado local para abastecer, o que é positivo", disse. A destilaria de etanol será instalada na usina de açúcar que a Guarani já possui naquele país e que deverá moer este ano 750 mil toneladas de cana-de-açúcar. "Como já temos a usina de açúcar, iremos aproveitar a infraestrutura existente e com poucos investimentos estaremos produzindo etanol", afirmou Duval.

O presidente da Tereos também disse que o fato do melhor resultado da empresa estar vindo da cana brasileira é decorrente dos altos preços do etanol e do açúcar e do crescimento do mercado brasileiro, enquanto o mercado europeu de cereais está mais estabilizado. Segundo Duval, isso está fazendo com que os investimentos da Tereos se concentrem no Brasil, inclusive no setor de amido.

Etanol doméstico

Jacyr Costa Filho informou também que 60% da produção de etanol da empresa está sendo estocada para comercialização entre novembro de 2011 e março de 2012, período de entressafra. A companhia também vai estocar açúcar para atender o consumo interno de seus clientes.

Segundo Costa, 70% do açúcar produzido pela Guarani vai para o mercado interno. "Nosso maior cliente é o setor de refrigerantes, que tem boas vendas no verão, que coincide com a entressafra, então reservamos boa parte de nosso produto para este período", disse.