Profissionais com mais de 50 anos têm aumento maior

A razão para o crescimento, dizem especialistas, é o aquecimento da economia.

O professor da FIA (Fundação Instituto de Administração) Celso Grisi diz que o Brasil registrou enxugamento do mercado de trabalho especialmente a partir de 1980. Profissionais mais velhos foram substituídos por jovens. "Quem remanesceu ficou em situação desfavorável."

O panorama mudou. O número de vagas foi ampliado, inclusive o das que pedem mais experiência, diz a economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) Patrícia Lino Costa.

O economista Angel Conesa, 56, recebeu recentemente aumento de 15%.

Ele chegou a ser demitido em 2008, mas foi contratado um mês depois. "A experiência facilita o movimento."

BAGAGEM EM VÁRIOS CENÁRIOS É DIFERENCIAL
Experiência corporativa em diversos cenários políticos e econômicos é o principal diferencial de profissionais com 50 anos de idade ou mais em relação aos demais.

A diretora-executiva Miriam Blom, 50, avalia que sua bagagem -que inclui quatro anos trabalhando em Angola- foi um dos motivos de sua contratação quase imediata quando voltou ao Brasil. "Viver e trabalhar em situações adversas trouxe conhecimentos novos", assinala.

O mercado está menos hostil do que há dois anos, completa o diretor comercial Oswaldo de Mello Neto, 51.

Com vivência de 20 anos em multinacional da área de imagem, dez em empresa de telecomunicações e um ano e meio como consultor, recebeu, há dois anos, convite "interessante" para retornar a um cargo de executivo.

"Há oportunidade para quem se atualiza e busca novas experiências, mesmo que seja na mesma empresa ou no mesmo cargo", diz.

Os profissionais têm percebido a necessidade de reciclagem e voltado à sala de aula, observa a psicopedagoga Maria Beatriz Loureiro de Oliveira, especialista em orientação vocacional da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Araraquara.

"Notamos que as pessoas com mais de 40 anos estão voltando à universidade."

ACÚMULO DE DIPLOMAS
A constante atualização permitiu que Carlos Eduardo de Araujo, 54, da consultoria Mackensie Agribusiness, desenvolvesse uma metodologia de custos para a empresa. "Participo de seminários aqui e no exterior", conta ele, que contabiliza oito especializações em instituições no Brasil e no exterior -incluindo a Universidade Harvard.

Especialistas, no entanto, ponderam que, para se atualizar, nem sempre é necessário frequentar uma instituição de ensino. Eventos e leitura também ajudam na reciclagem profissional.

O consultor Julio Cardozo, autor do livro "O Melhor Vem Depois" (ed. Saraiva), ressalta que o profissional deve estar antenado ao perfil do empregado de sua área e "manter a rede de relacionamentos, que é responsável por 60% da empregabilidade."

 

Deixe um comentário