Álcool deve ser o grande vilão nos próximos meses

Embora os maiores reflexos no aumento do preço do etanol nas bombas não tenham chegado aos índices de inflação, os economistas ouvidos pelo DCI apontam que, até o fim do ano, o setor de combustíveis será um dos que mais deve pressionar a inflação para cima. – De forma imediata, deve chegar ao índice de inflação de setembro o aumento de mais de 23% no preço do álcool nas bombas registrado na última semana de agosto. Já para o fim de ano, as previsões que indicam a queda na produtividade de cana, que está influenciando negativamente o desempenho da safra atual, pode fazer os preços subirem ainda mais na entressafra, período que já foi crítico nos últimos anos, quando o Brasil registrou excelentes safras.

Isso porque a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou recentemente um levantamento do Centro de Tecnologia Canavieira que apontou queda de 20,7% na produtividade da área de cana colhida até o final do mês passado, na comparação com o mesmo período da safra de 2010/11.

Os números também confirmam que a qualidade da cana processada até agora está inferior em relação à safra anterior. Para o professor de Planejamento da USP, Marcos Fava Neves, a queda na produtividade vai influenciar na alta do preço do álcool nos postos.