Usinas colhem menos cana e dão prioridade ao açúcar

O balanço da produção da safra de cana 2011/2012, divulgado ontem pela União das Industrias de Cana-de-Açúcar (Unica), apresenta um quadro desfavorável para os proprietários de veículos a álcool. Do início da atual safra, em abril, até o dia 1º de setembro, a quantidade de cana processada nas usinas da região Centro-Sul está menor do que a registrada no mesmo período do ano passado e a matéria-prima apresenta menor capacidade produtiva. Além disso, as indústrias destinaram a maior parte da produção para o açúcar, deixando para o etanol uma menor parcela.

As usinas associadas à Unica voltaram a apresentar queda na produção e a safra de cana 2011/2012 já é 11% inferior ao volume esmagado no mesmo período de ano passado. De acordo com a entidade, entre abril e 1º de setembro deste ano, foram esmagadas 338,1 milhões de toneladas da matéria-prima enquanto, no mesmo período em 2010, foram processadas 380 milhões de toneladas no mesmo período em 2010/2011.

Na segunda quinzena de agosto, o volume de cana processada na região Centro-Sul do Brasil somou 40,49 milhões de toneladas, uma queda de 3,76% comparativamente ao mesmo período da safra 2010/2011. As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul, acumuladas de abril até 1º de setembro, somaram 9,19 bilhões de litros, 16,17% abaixo do volume vendido no mesmo período do ano passado. Deste total, 8,33 bilhões de litros foram destinados ao mercado doméstico e apenas 863,09 milhões à exportação.

"Há cinco quinzenas, o processamento de cana no Centro-Sul gira em torno de 40 milhões de toneladas", afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues. Mantido esse ritmo, o término da safra deverá ocorrer, como foi previsto anteriormente, em meados de novembro em grande parte da região produtora. De acordo com dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a produtividade agrícola do canavial colhido no Centro-Sul em agosto foi de 66,6 toneladas de cana por hectare, redução 16,8% em relação ao valor observado na mesma data de 2010 que foi de 79,4 toneladas por hectare. No acumulado desde o início da safra, a produtividade ficou em 72,4 toneladas de cana por hectare nesta safra contra 89,4 observados no último ano, ou seja, 19% inferior.

Matéria-prima

Na última quinzena de agosto, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar atingiu 149,97 quilos, o que é considerado uma recuperação significativa em relação aos 143,60 quilos verificados nos primeiros 15 dias daquele mês, e queda de 5,80% em relação ao valor observado no mesmo período de 2010. No acumulado desde o início da safra até 1º de setembro, a concentração de açúcares por tonelada de matéria-prima atingiu 132,64 kg, retração de 3,59% comparativamente ao índice verificado na mesma data na safra 2010/2011.

Segundo a entidade, do volume total de cana processado na segunda quinzena de agosto, 51,19% foram utilizados para a fabricação de açúcar. Nesse período, a produção de açúcar somou 2,96 milhões de toneladas, praticamente idêntica àquela observada no mesmo período da safra passada. Já a produção de etanol totalizou 1,74 bilhão de litros nos últimos quinze dias de agosto, sendo 737,03 milhões de litros de etanol anidro e 999,04 milhões de litros de hidratado.