Lula exalta biocombustível e defende álcool brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o álcool brasileiro neste domingo (29/06), em evento da Volkswagen, em São Bernardo (SP). Ele lembrou que em 2003 estava no lançamento do carro flex fuel (bicombustíveis) e que havia quem duvidasse do sucesso da tecnologia.

Hoje, quase 100% da frota é flex fuel e um dia o mundo vai se curvar aos combustíveis renováveis, disse Lula, que avaliou que o Brasil será beneficiado se um dia o álcool passar a ser utilizado em outros países.

O presidente voltou a ressaltar os recordes da indústria automotiva nos últimos anos e disse que o desempenho é fruto do fortalecimento da economia brasileira. Lula contou que em 2003 recebeu diretores da indústria automotiva e que eles choravam que pareciam crianças na hora de mamar.

Eu disse a eles: tem de ter paciência porque as coisas vão acontecer. Hoje volto aqui com a indústria automotiva batendo todos os recordes, disse Lula.

No início deste mês, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) elevou suas projeções para este ano. Antes estimada em 3,235 milhões (alta de 8,9% sobre 2007), a produção deverá chegar a 3,425 milhões (aumento de 15% sobre o ano passado, quando já foi recorde), segundo a nova estimativa.

As vendas internas devem chegar a 3,060 milhões, um aumento de 24,2% sobre 2007. Na projeção anterior, a Anfavea esperava 2,895 milhões de licenciamentos, o que significaria alta de 17,5% sobre o ano passado.

Fonte: Folha de SP, em 29/06/2008