Ponto eletrônico: a novela continua…

Nesta segunda-feira, dia 03 de outubro de 2011, o Ministério do Trabalho adiou mais uma vez a utilização do novo sistema de registro eletrônico de ponto. Publicada no "Diário Oficial da União", a portaria informa que a utilização do novo sistema deverá passar a ser obrigatória só a partir de 1º de janeiro de 2012. Em relação a essa questão, Sergio Luiz Leite, 1º secretário da Força Sindical, lamenta a demora e ressalta: "Mais uma vez, vamos ter que esperar a  Direto da Base05/10/11 – 16:00oficialização do novo sistema. Lembrando que esses sucessivos adiamentos no prazo de adaptação das empresas aos novos equipamentos de registro de ponto inibem a negociação entre sindicato dos trabalhadores e empregadores. Estamos cansados destes atrasos. Sendo que esta situação precisa se reverter o mais breve possível, porque ela não fortalece o diálogo entre representantes dos trabalhadores e   empresários. Vale lembrar que a portaria nº 373, publicada no DOU, já previu a negociação para adoção de sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que aprovados em convenção ou acordo coletivo de trabalho. Agora temos que esperar e continuar aguardando as cenas dos próximos capítulos…".