Os alunos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, conseguiram tirar do papel um protótipo de carro ecológico, movido a eletricidade. E para mostrar o bom desempenho do protótipo, os estudantes Carlos Eduardo Paro Benedette, André Fernandes Garcia, Marcelle Pedretti, Renan Barbiere e Fabio Carbone de Oliveira e Wagner José Buriezzi, todos do mesmo curso, vão levar o projeto para a Maratona Universitária de Eficiência Energética, evento que acontece entre os dias 12 e 14 de outubro no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo.
A disputa reúne cerca de 50 protótipos entre etanol, gasolina e elétrico, todos desenvolvidos por estudantes de engenharia das melhores universidades do Brasil.
Os estudantes levaram cerca de três meses para finalizar a estrutura do carro. A conclusão foi um protótipo de mais ou menos 20 kg e velocidade média de 15 km por hora, o que, para os padrões do concurso, significa leve e rápido. "A disputa leva em consideração design, desempenho e apresentação, acredito que cumprimos isto muito bem. Agora é esperar o dia para mostrar nosso potencial. Os três primeiros colocados ganham um carro e motores didáticos da FIAT", almeja Carlos, capitão do time.
Quanto mais leve o carro, melhor seu desempenho e, para isso, os alunos escolheram a estudante de Engenharia Civil, Bianca Cristina Carlos, com 50 Kg, para pilotar o protótipo. "Como eu disputo campeonatos de MotoCross, eles acharam que eu me encaixava perfeitamente no perfil. Estou muito ansiosa para a competição e não vejo a hora da corrida começar"