Etanol chega a raspar os R$ 2 em Rio Preto

O valor cobrado pelo litro do etanol começou um movimento de alta em Rio Preto e atingiu ontem o preço máximo de R$ 1,999, o que não ocorria desde agosto deste ano. O reajuste ocorreu principalmente nos postos localizados na região Sul da cidade. Na região Norte, principalmente, ainda ontem era possível encontrar o combustível com os antigos valores. Ontem, a reportagem do Diário percorreu 35 revendedores em diferentes regiões e constatou que em nove deles o litro já está em R$ 1,999. Os preços estão sujeitos a alteração sem prévio aviso.

Mas, em outros bairros de Rio Preto, é possível encontrar o produto por valores como R$ 1,830, R$ 1,839 e 1,899. Levantamento da Levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que, nas quatro últimas semanas, o preço médio do etanol registrou alta de 0,53%, ao passar de R$ 1,870, entre 16 e 22 de outubro, para R$ 1,880, para o período de 6 a 12 de novembro. Esse é o último levantamento disponível.

Aumento nas usinas

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) de Rio Preto, Roberto Uehara, o preço do etanol subiu há uns 15 dias, mas só agora os revendedores começaram a alterar os valores. "Houve aumento de preços pelas usinas e isso deve continuar."

Uehara informou que a gasolina também teve um leve reajuste, mas que não foi repassado pelos revendedores. Ontem, em Rio Preto, o litro do combustível derivado de petróleo podia ser encontrado por valores como R$ R$ 2,749, R$ 2,769 e R$ 2,799. O Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado no Estado de SP é de R$ 1,2824/litro (sem impostos, a retirar na usina) na semana de 14 a 18 de novembro, o que representa uma alta de 0,78% sobre o valor anterior. O indicador do anidro se manteve estável, a R$ 1,3819/litro (sem impostos, a retirar).

Oferta reduzida

O representante da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, afirma a elevação de preços ocorreu nas últimas semanas e só chegou agora a Rio Preto. "Esse aumento no varejo é reflexo da oferta reduzida durante toda a safra", disse. A maior parte das usinas deve parar até o fim do mês e algumas seguem moendo até dezembro.

Segundo Prado, a expectativa não é de grandes oscilações de preço daqui para frente, nem para cima nem para baixo. "Por causa das altas, o etanol deixou de ser competitivo em relação à gasolina. Por isso, o preço está no patamar atual", explicou. O último aumento do etanol em Rio Preto havia ocorrido em agosto. Naquele mês, a alta foi de 5%. O valor mais praticado era R$ 1,899, o que representava R$ 0,10 em relação a preço anterior.