Cadeia do etanol recebe programa de competitividade

Os empresários de micro e pequeno portes da cadeia produtiva do etanol serão capacitados para melhorar a gestão dos negócios. O Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) vai orientá-los para a promoção da inovação e adoção de tecnologias. O programa será apresentado no dia 9 de fevereiro.

O gerente da regional de Piracicaba do Sebrae em São Paulo, Paulo Sérgio Cereda, informa que todas as micro e pequenas empresas da cadeia do etanol podem aderir ao palno. "Queremos atrair as empresas que tenham o interesse em desenvolver um modelo de negócios que seja mais integrado com os demais elos da cadeia sucroenergética e que desejem aumentar sua competitividade e produtividade".

As ações do PMC integram o Programa de Fortalecimento da Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais em São Paulo, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Um das atividades vai mostrar aos empreendedores como implantar a Gestão da Qualidade os negócios, que prevê a valorização de pessoas e mensuração de resultados por meio de indicadores. Também será aplicado o Programa de Alavancagem Tecnológica (PAT), que promove melhorias nos processos produtivos por meio da implantação de tecnologias simples. Por meio do PMC, os participantes terão ainda acesso ao Sebraetec, programa de consultoria em inovação e tecnologia, idealizado para auxiliar empreendimentos de micro e pequeno porte a aprimorarem seus produtos e processos.