Preço da gasolina deve ficar estável durante o ano eleitoral

Gasolina estável em 2012. Boa notícia para quem passou o ano de 2011 enfrentando aumentos causados pela fraca safra de cana de açúcar, que acabou elevando o valor do etanol (15,75% no ano) e por consequência, da gasolina (6,92%), que leva álcool na composição. A informação foi dada pelo Banco Central e divulgada em nota. Um dos motivos para estabilidade pode ser o fato de que estamos em ano eleitoral, quando historicamente não se eleva preços, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Ceará (Sindipostos), Guilherme Meireles. "Em ano de eleições a Petrobras não sobre preço", afirma.

Em Fortaleza, os preços apontam estabilidade também. O POVO visitou 16 postos da Capital e constatou que os valores não apresentaram variações significativas em relação ao mês de dezembro. Entre os estabelecimentos pesquisados, o menor preço de gasolina encontrado foi de R$ 2,47, praticado em quatro locais (veja tabela acima). Já o maior preço alcançou a cifra de R$ 2,79 em dois dos postos de combustíveis do levantamento.

Meireles diz ainda que não há perspectiva de aumento nos preços de combustível no Estado, mas alguns postos podem encerrar promoções, que baixam os valores temporariamente. Ele disse ainda que nem mesmo o Gás Natural Veicular (GNV) tem perspectiva de aumento, já que, mesmo com o reajuste trimestral acordado, os donos de postos têm oferecido descontos para não repassar a alta ao consumidor.

Juros

Na nota divulgada pelo BC onde consta a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), os motivos justificados para a estabilidade é a redução da taxa básica de juros (a Selic) de 11% para 10,5% ao ano, no último dia 18. Em 2011, o IPCA registrou elevação de 6,5%, ante 5,91% em 2010. Os itens que mais contribuíram para a aceleração dos preços monitorados foram ônibus urbano (8,45% em 2011, ante 7,53% em 2010), gasolina (6,93% em 2011, ante 1,67% em 2010).

Também pesaram os reajustes de ônibus urbano, que alavancaram alta de 8,09% do grupo transporte (6,05%), ao lado dos combustíveis. Os ônibus subiram na esteira dos combustíveis e da maior pressão e dos salários. No documento, o comitê afirma ainda que há uma "elevada probabilidade" de um cenário que possibilite a redução da taxa básica de juros para patamares de um dígito.

Serviço

Para consultar os preços de combustíveis em Fortaleza, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) disponibiliza uma pesquisa, acesse: Site:
http://www.anp.gov.br

Quanto

ENTENDA A NOTÍCIA

Em Fortaleza, não está valendo a pena abastecer com álcool, caso o motor seja flex. Para saber, basta calcular se o álcool está pelo menos 30% mais barato que a gasolina, já que seu desempenho é 30% menor.

Números

2,47 reais foi o menor preço do litro de gasolina encontrado entre os postos pesquisados.

2,79 reais foi o maior preço do litro de gasolina encontrado entre os postos pesquisados

Deixe um comentário