Gasolina continua a ser melhor opção

No Estado de São Paulo, maior consumidor de hidratado, as cotações caíram 0,95% na semana. A queda ainda não foi suficiente para tornar o hidratado novamente competitivo para abastecer os carros flex. A gasolina continua mais competitiva não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, explica que a queda dos preços do hidratado em plena entressafra deve-se à percepção de que existem mais estoques de hidratado que o esperado.

"Muitos produtores estão transformando o anidro em hidratado", afirma. Os preços ao produtor do hidratado já recuaram 14% em pouco mais de um mês para o seu menor nível desde junho de 2011, a R$ 1,095 por litro, de acordo com o indicador Esalq/Cepea. Porém, o preço na bomba só caiu 3% no mesmo período.

Segundo Vaz, como o etanol ainda não está competitivo, a reposição dos estoques é mais lenta que o normal. "Os postos ainda estão com etanol que compraram a preços mais elevados e precisam desovar este produto antes de reduzir o valor na bomba", afirma.

A expectativa de Vaz é de que, ao repassar a queda ao produtor para o preço da bomba, o preço do hidratado nos postos paulistas voltará a ser competitivo, em torno de 68% do preço da gasolina. Até 70%, o preço do etanol permanece competitivo.

O executivo acredita, contudo, que quando os preços tornarem competitivos, a volta da demanda fará com que o preço do hidratado volte a subir e talvez não recue mais já que, como o setor encontra-se em entressafra, ele não vai oferecer mais oferta de reposição no curto prazo depois que estes estoques acabarem.

Vaivém. De acordo com os dados da ANP, os preços do etanol recuaram em 12 Estados e no Distrito Federal e subiram em 11 Estados no período de um mês. A maior alta semanal foi verificada no Amapá, de 4,04%. A maior queda semanal foi em Alagoas, de 1,54%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,735 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9145 por litro.

Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 2,024, os preços da gasolina estão 5,41% abaixo do ponto de equilíbrio.

Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 70,96% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 70,55% e em Mato Grosso de 76,31%. No Tocantins, a relação é de 73,24%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (o preço do etanol é 89,54% do valor da gasolina) e em Santa Catarina (88,21%).

Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros recuaram em 11 Estados e no Distrito Federal e subiram em 13 Estados, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 28 de janeiro de 2011.