Sindalquim e Fequimfar realiza seminário para prevenir e diminuir acidentes de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região realiza nos dias 20 e 21 de março, no Plaza Inn Nacional (rua Prof. Carlos Ibanhez, n° 35), em Rio Preto, o "3º Seminário de Saúde do Trabalhador Sindalquim". O evento, organizado em parceria com o departamento de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), visa contribuir na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, promover a troca de experiências entre Cipeiros e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e dar continuidade ao aprendizado iniciado no treinamento obrigatório.

A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente.

Dados do próprio Ministério apontam que em Rio Preto o número de acidentes aumentou consideravelmente. No ano 2000, 42.653 pessoas ingressaram no INSS para receber benefício, vítimas de vários tipos de acidente de trabalho. Já em 2010, o número saltou para 65.250, num universo de pouco mais de 400 mil habitantes. "Tem trabalhador que recebe material de segurança para trabalhar e não usa e tem empresa que não cede o material. Estamos aqui para orientar ambas as partes e tem dado certo. Os dois lados estão vendo que precisam cada vez mais utilizar os equipamentos de segurança no ambiente de trabalho, pois os números de acidentes ainda são bem grandes", afirma o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes.

Programação do Seminário

Dia 20

8h30 as 9h30
Credenciamento e café da manhã
9h30 as 10h00
Abertura

Palestras
10h00 as 11h00
Gestão em Saúde e Segurança – Prioridade máxima em SST.
Palestrante: Dra: Edenilza Mendes – Médica do Trabalho e assessoria Depto. Saúde do Trabalhador da Fequimfar

Debate: 11h00 às 11h10

11h10 as 12h10
Mapa do Risco como Fator Básico em Prevenção
Palestrante: Lívia Guirello – Técnica em Segurança do Trabalho e assessora Depto. Saúde do
Trabalhador na Fequimfar

Debate: 12h10 às 12h20

Almoço: 12h20 às 14h30

14h30 às 15h30
O Acidente e o Incidente
Palestrante: Fábio Sperduti – Engenheiro do Trabalho da Fundacentro
Debate: 15h30 às 15h40

15h40 às 16h40 horas
Proteção Máquina NR 12
Palestrante:  Roberto Giuliano – Engenheiro do Trabalho da Fundacentro

Debate:  16h40 às 16h50

Encerramento: 17h00

Dia 21

9h00 às 10h00
Diretrizes da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho
Palestrante: Rogério de Jesus – Técnico de Segurança do Trabalho e assessor do Depto. de Saúde da Força Sindical.

Debate:  10h00 às 10h10

10h10 às 11h10
Plano de Ações Desenvolvidas em Segurança no Trabalho
Engenheiro de Segurança:
– Renato Pires de Moraes
Técnico de Segurança do trabalho:
– Marcos Juliano Barbosa
Cipeiro: