Indústria pede fim do incentivo à importação

Comitiva de empresários e sindicalistas estará hoje em Brasília para pedir apoio dos senadores na aprovação da Resolução 72. A resolução propõe mudanças na legislação que dá incentivos para a importação em vários Estados. A iniciativa faz parte de uma série de ações conjuntas para combater a entrada de importados e a desindustrialização brasileira. O movimento prevê também manifestações públicas em várias capitais.

Após encontro ontem em São Paulo entre dirigentes de entidades empresariais e de trabalhadores, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse que a aprovação da Resolução vai alterar a cobrança do ICMS da origem para o destino dos importados. "Isso vai acabar com os benefícios para o desembarque de produtos", disse, referindo-se à "guerra dos portos", alusão às capitais que dão incentivo fiscal à importação.

O grupo, que tem participação de entidades como Abimaq, Sindipeças, CUT e Força Sindical, montou agenda de manifestações que começa por Florianópolis (SC) em 28 de março. Em São Paulo, será em 4 de abril. A última será em Brasília, em maio.

Paralelamente, o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, presidente do Fórum Nacional – realizado anualmente desde 1998 -, disse que este ano será lançada, na abertura do Fórum, no dia 14 de maio, mobilização pelo fortalecimento da competitividade do País, principalmente na área industrial. Entidades como Confederação Nacional da Indústria (CNI) e federações vão apresentar propostas em oito frentes de atuação. "Em lugar de ficarmos chorando, vamos agir", disse Velloso./