Álcool faz crescer empregabilidade na região

A expansão do setor sucroalcooleiro, o aquecimento da construção civil e o crescimento do comércio são os três principais responsáveis pelo aumento no número de ofertas de vagas de emprego e colocações no mercado de trabalho da região de Rio Preto no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em Rio Preto, revelam um cresciento de 66,9% na oferta de vagas ofertadas e de 19,6% nas colocações efetuadas nos 12 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) existentes em municípios da região. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, houve uma oferta de 6.163 vagas nos postos de Catanduva, Fernandópolis, Jales, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Nova Granada, Olímpia, Potirendaba, Rio Preto, Santa Fé do Sul e Votuporanga. Nos seis primeiros meses do ano passado, foram registradas 3.691 ofertas.

As colocações no mercado de trabalho também cresceram: chegaram a 3.340 no primeiro semestre deste ano, contra 2.791 admitidos no mesmo período de 2007. Para o diretor regional da Sert em Rio Preto, Francisco Paulo Marques, está ocorrendo uma mudança na economia regional. “Temos a entrada do setor sucroalcooleiro, que tem instalado muitas usinas na região. Além disso, construção civil e comércio têm contratado bastante na região”, disse. O aumento no número de colocações acontece especialmente em atividades nas quais não é exigida maior qualificação profissional, como é o caso de cortador de cana-de-açúcar, operador de empilhadeira, tratorista, ajudante geral de obra, servente de pedreiro, entre outras funções. Entre as vagas mais ofertadas no primeiro semestre deste ano, na região de Rio Preto, destacam-se oficial de serviços gerais, com 4.911 ofertas e trabalhador rural, com 1.879.

Rio Preto amplia colocações

Em Rio Preto, o crescimento na colocação no mercado de trabalho foi de 69,3% e o de ofertas, de 12,6%. Entre janeiro e junho deste ano, 662 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho. No mesmo período do ano, passado foram 391. O número de vagas ofertadas nos seis primeiros meses do ano foi 1.256. No mesmo período do ano passado, as ofertas somaram 1.115. Na cidade, a maior oferta é para trabalhador na pecuária, com 161, seguido de vendedor do comércio varejista, com 150. No primeiro semestre de 2007, o cenário era inverso. Vendedor do comércio varejista tinha 107 vagas e trabalhador da pecuária ofereceu 72 oportunidades. A lista das 10 funções mais ofertadas no primeiro semestre deste ano inclui ainda trabalhador da manutenção de edificações (construção civil), com 116 ofertas, promotor de vendas, com 51, e motorista de caminhão, com 36 ofertas.

Qualificação é problema

O grande problema dos empregadores e empregados, como atestam a Sert e agências de emprego de Rio Preto, continua sendo a falta de qualificação profissional. O crescimento das colocações observa-se em funções que não exigem preparo específico. Segundo o proprietário da CCT, Silvio Limão Garcia, há disponíveis cerca de 400 vagas para o setor sucroalcooleiro, que busca funcionários para as áreas industrial e agrícola. Com a busca pela produtividade, aumenta o nível de automação das empresas. “Existe uma dificuldade em captar mão-de-obra capacitada. Os equipamentos são modernos e sofisticados, o que acaba exigindo mais qualificação”, diz. A procura de trabalhadores por um emprego continua grande, diz a psicóloga da Gelre Adriana Becker Molina. “O que ocorre é muitas pessoas não têm o perfil exigido ou não querem trabalhar em shopping, por exemplo, onde o horário de trabalho é diferenciado”, explica.

Cursos gratuítos têm vagas

O Centro Público de Economia Solidária de Rio Preto continua com inscrições abertas para os cursos de instalações hidráulicas e jardinagem. As novas turmas, no entanto, só começarão quando o número de vagas ofeecidas for preenchido. São 20 disponíveis para cada um dos cursos. O curso de instalações hidráulicas tem duração de 20 horas e é desenvolvido em parceria com a Tigre.

A capacitação em jardinagem tem como um enfoques informar sobre a legislação que regulamenta a poda de 30% da copa da árvore. Os alunos aprendem ainda quais são as variedades de plantas mais adequadas que podem ser plantadas em vias públicas. Os interessados em participar de qualquer dos cursos oferecidos podem obter mais informações pelo telefone (17) 3212-1123 ou comparecer pessoalmente na avenida Cenobelino de Barros Serra, 884.

Fonte: Diário da Região, em 29/07/2008

Deixe um comentário