Sindalquim e Fequimfar entregam pauta de reivindicações do setor farmacêutico

Dirigentes da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) e de seus sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, entregaram no último dia 7 de março a pauta com as reivindicações da categoria dos trabalhadores nas indústrias farmacêuticas ao setor patronal, representado pelo Sindusfarma. O presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes, participou do encontro. A data-base do setor farmacêutico é 1º de abril.  No encontro, a Fequimfar e o Sindalquim reivindicaram a inflação acumulada de abril de 2011 até março de 2012 e mais 5 % de aumento real para os trabalhadores.

Após ter sido aprovada pelos trabalhadores da base, a pauta foi levada para assembleia, na sede da Fequimfar, onde também foi ratificada pelos diretores da Fequimfar e dos sindicatos que integram esta campanha salarial e social.

As principais reivindicações são:

Reajuste salarial: 5% de aumento real + INPC (inflação do período)
Piso salarial de R$ 1.200,00
PLR no valor de 2 salários normativos
Acesso gratuito aos medicamentos para os trabalhadores e seus familiares

Representando cerca de 15 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo, distribuídos nas indústrias farmacêuticas, a Fequimfar e seus sindicatos filiados iniciaram a campanha salarial e social em fevereiro, quando foi realizado o Seminário de Negociação Coletiva para discussão e elaboração da pauta de reivindicações. "Já estamos mobilizando os trabalhadores para garantir as reivindicações. As indústrias farmacêuticas nunca faturaram tanto no Brasil como agora, então, nada mais justo do que pagar o que é de direito do trabalhador", afirmou Fagundes que está reivindicado junto a Fequimfar que sejam realizadas assembleias regionais com os trabalhadores.