Centro-sul moerá 518 mi de toneladas de cana

A região centro-sul vai moer 518,3 milhões de toneladas de cana na safra 2012/13, volume que, se confirmado, superará em 5% o da safra que está terminando.

Os dados são da consultoria Datagro, que prevê o início da próxima safra a partir do dia 15 de abril. Apesar da recuperação, o setor não retorna ao patamar da safra 2010/11, quando foram moídos 557 milhões de toneladas.

A oferta de cana será baixa porque o setor enfrenta as consequências da seca e das geadas de 2011, o que afetou a renovação dos canaviais.

A Datagro estima que, no país, 51,1% da cana a ser moída será destinada à produção de álcool, ante 51,7% na anterior. Já nas regiões Norte e Nordeste, onde a moagem de cana somará 68 milhões de toneladas nesta safra, apenas 42% irão para o álcool.

Diante desses números, Plinio Nastari, presidente da Datagro, prevê produção de 33,9 milhões de toneladas de açúcar no centro-sul e de 4,9 milhões no Norte-Nordeste. A produção de álcool fica em 24 bilhões de litros (21,8 bilhões deles no centro-sul).

As importações de etanol, que somam 1,6 bilhão de litros nesta safra, recuam para 470 milhões na que está para ser iniciada. As exportações ficam em 1,8 bilhão.

A Datagro estima que no fim da safra 2012/13 os estoques de álcool serão de 1,4 bilhão de litros.

Rating

Esse cenário de altos e baixos no setor sucroenergético torna cada vez mais importante as avaliações de empresas do setor. Manoel Bertone, nomeado presidente da Benri, empresa formada pela Datagro e pela Fermentec para fazer "rating" das atividades agrícolas e industrias nesse setor, diz que essas classificações servem não só para os investidores, mas também para gestores e governo.

Nastari prevê que de 70% a 80% das indústrias desse setor no mundo deverão estar classificadas nos próximos anos.

Cana de acuçarComo fica a safra 2012/2013
Produção na Região Centro-Sul