Abastecer com etanol deixa de ser vantajoso em São Paulo

Não é mais vantajoso abastecer com etanol no Estado de São Paulo. Apesar de o estado ter o álcool mais barato do Brasil, com média de R$ 1,857 o litro, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), na última semana a gasolina passou a ser mais vantajosa no estado, saindo, em média, por R$ 2,652 o litro.

Goiás é o único estado brasileiro onde é vantajoso abastecer com etanol. No estado, o preço do combustível na semana encerrada no último dia 24 era de R$ 1,986, e o da gasolina, de R$ 2,842. Com esses valores, observa-se que a proporção etanol/gasolina ficou em 69,88% em Goiás, apresentando vantagem para os usuários de derivado da cana-de-açúcar.

Para o uso do etanol ser vantajoso, é preciso que o litro custe menos do que 70% do preço do litro da gasolina. Se a proporção ultrapassar essa porcentagem, abastecer com gasolina torna-se mais apropriado financeiramente.

Brasil

De maneira geral, das 27 unidades federativas analisadas pela agência, o preço médio do etanol subiu em 13 delas na semana encerrada no último dia 24. Na média nacional, o litro do etanol subiu para R$ 1,997. A gasolina subiu em 13 estados e no Distrito Federal e ficou em R$ 2,739, na média. A proporção do preço do etanol com relação ao da gasolina, na média nacional, foi de 72,91% na última semana.