Trabalhadores nas indústrias farmacêuticas pedem melhora na proposta patronal

Dirigentes da Fequimfar e de seus sindicatos filiados, entre eles o Sindalquim, representado pelo diretor Ilson Aparecido Martins, se reuniram no dia 28 de março de 2012 com a bancada patronal, representada pela Sindusfarma, para a segunda rodada de negociação da campanha salarial do setor farmacêutico. Após várias discussões foi conquistada uma melhora na proposta, com novos reajustes econômicos para a categoria de trabalhadores.

A nova proposta é de reajuste de 7,5% para os trabalhadores que têm salário de R$ 5,5 mil e acima um fixo de R$ 412,00 (equivalente a 2,17% de aumento real). O piso salarial da categoria, em empresas com até 100 empregados, fica em R$ 967,50. Já em empresas com mais de 100 empregados R$ 1.075,00. A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) em empresas com até 100 empregados R$ 1.021,25 e em empresas com mais de 100 empregados R$ 1.397,50.  A proposta para cesta básica ou vale alimentação em empresa com ate 100 empregados foi de R$ 70,95 e para empresas com mais de 100 empregados no valor de R$ 107,50. Há também proposta de reembolso de medicamentos, com as mesmas regras que o reajuste de 2,81% nas faixas salariais e abono no valor de R$ 500,00.

A bancada dos trabalhadores, representada pela Fequimfar e seus sindicatos filiados, decidiram levar a proposta para ser analisada pelos trabalhadores da categoria até o dia 11 de abril, em assembleias realizadas junto a base, em algumas regiões do estado de São Paulo. A data base da categoria é 1º de abril. "Após a realização das assembleias a Fequimfar e seus Sindicatos filiados encaminhará o resultado das assembleias ao setor patronal", afirmou Almir Fagundes.