Produção industrial no Brasil tem maior alta desde fevereiro de 2011

A produção industrial brasileira caiu 3,9% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Na comparação com janeiro, a produção teve alta de 1,3%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça.

Assim, o setor industrial acumulou perda de 3,4% nos dois primeiros meses de 2012.

Comparação mensal

Em fevereiro de 2012, o índice da produção industrial avançou 1,3% frente a janeiro, na série livre de influências sazonais, recuperando parte da perda de 1,5% verificada no mês anterior. Esse é o resultado mais elevado desde os 2,2% assinalados em fevereiro de 2011.

A elevação do ritmo da atividade industrial em fevereiro atingiu a maioria das áreas pesquisadas, com destaque para veículos automotores e indústrias extrativas, que mostraram recuperação frente às perdas mais intensas observadas no último mês.

Segundo o IBGE, os sinais de uma melhora no ritmo da atividade industrial nesse mês também ficaram evidenciados na evolução do índice de média móvel trimestral que mostrou ligeira variação de 0,1%, primeira taxa positiva nesse indicador desde julho do ano passado.

Medidas

O governo anunciará ainda nesta terça-feira a desoneração da folha de pagamento para mais de uma dezena de setores, além de benefícios para exportações, facilitação de crédito e defesa comercial como forma de estimular a indústria do país.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, projeta crescimento da economia em 4,5% em 2012 e, para chegar a esse resultado, precisa de uma reação positiva do setor industrial

Entre os setores beneficiados estão: indústria têxtil; indústria moveleira; fabricantes de máquinas e equipamentos; agroindústria; fabricantes de aeronaves; de navios; de ônibus; indústria de eletroeletrônico; fabricantes de auto-peças; indústria de artefatos plásticos; empresas de energia elétrica; petrolíferas; automotivo; e de telecomunicações.

Deixe um comentário