Guarani deve moer 18,3 milhões de toneladas de cana na safra 2012/13

A Guarani, com sete usinas localizadas no noroeste paulista: Andrade, Cruz Alta, Mandu, São José, Severínia, Tanabi e Vertente (controle compartilhado com o Grupo Humus); e uma unidade industrial em Moçambique, na África, pretende iniciar a safra 2012/13 de suas unidades nas próximas semanas, com perspectiva de um incremento de 13% no processamento de cana, que deve atingir 18,3 milhões de toneladas nesta temporada.

Comemorando o início da safra 2012/13 a Guarani reuniu na última sexta-feira (30) cerca de 1,5 mil produtores de cana parceiros do grupo. A reunião, que também prestou homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorreu no Berrantão, em Barretos/SP e foi prestigiada por inúmeras autoridades, dentre elas o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Bruno Covas; o senador Aloysio Nunes; deputados federais e estaduais e representantes do Grupo Tereos. A UDOP esteve representada no evento pelos coordenadores de Relações Institucionais, Leandro Sanches Ferreira e de Comunicação, Rogério Mian.

O diretor presidente da Guarani, Jacyr Costa Filho foi o primeiro a se pronunciar na solenidade, destacando os números positivos do grupo, as perspectivas para esta e as próximas safras e um cumprimento pessoal às autoridades presentes.

O diretor da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio como é conhecido, palestrou aos presentes trazendo um olhar técnico sobre as perspectivas de safra e perdas acumuladas pelo setor nos últimos anos.

Homenagem especial

Homenageando os pioneiros do cooperativismo brasileiro, a Guarani prestou justo reconhecimento a duas importantes autoridades: Geraldo Diniz Junqueira, fundador e 1º presidente da Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia (CAROL); e o presidente da Orplana – Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, Ismael Perina Junior.

Para Jacyr Costa Filho, a união dos produtores e o cooperativismo devem ser incentivados devido aos inúmeros benefícios que gera aos associados e à grande contribuição que traz à agricultura brasileira. "A Guarani entende o cooperativismo, pois isso é parte de sua história, de sua cultura. Baseamos nossa produção na parceria com os produtores agrícolas. Sabemos que esta proximidade é o que possibilita o nosso crescimento de forma sustentável", afirma.

Safra 2012/13

Em coletiva com a imprensa ao final do evento, os diretores da Guarani mostraram números da nova temporada. Segundo Jaime Stupiello, diretor Agrícola da Guarani, a companhia investirá no plantio de mais de 51 mil hectares de cana neste ano, sendo 33 mil hectares de renovação e 17 mil hectares de expansão.

"Estamos investindo na renovação e ampliação dos canaviais para recuperar parte da perda das últimas safras provocada pelas mudanças climáticas e aumentando a nossa produtividade para ter maior disponibilidade de matéria-prima e aumentar nossa competitividade.", finalizou Stupiello.

A Guarani anunciou ainda investimentos milionários em co-geração de energia em seis de suas sete unidades e o aumento da mecanização de sua colheita, que nesta safra deve atingir 90% de toda a cana própria colhida pelo grupo.