Vendas de veículos crescem 20% em março, aponta Fenabrave

As vendas de veículos no mês de março apresentaram alta de 20,47%, na comparação com fevereiro, segundo o balanço da Federação Nacional de Veículo Automotores (Fenabrave), divulgado nesta segunda-feira (2). Entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, foram emplacadas 300.592 unidades, contra 249.519 do mês anterior, que teve menos dias úteis.

Em relação a março de 2011, no entanto, houve queda de 1,81% -o resultado era inesperado porque em março passado houve menos dias úteis devido ao carnaval que, neste ano, ocorreu em fevereiro.

No acumulado de 2012, com 818.387 unidades, a venda de veículos também registra pequena baixa, de 0,82%, na comparação com 2011 (825.126 veículos). A entidade vem afirmando que a restrição aos empréstimos tem refletido nos números de vendas de automóveis, além dos de motos. A Fenabrave, porém, diz que mantém a expectativa de crescimento para o ano.

Por segmentos
Na comparação mensal, houve alta em todos os segmentos. No de automóveis e comerciais leves ela foi de 20,46%, com 284.166 unidades comercializadas em março contra 235.892 em fevereiro. O número, no entanto, ficou abaixo da previsão da entidade, que era de 288.759 emplacamentos no mês.

Também cresceram os segmentos de caminhões (22,15%), com 13.309 vendas, e de ônibus, 14,13%, que somou 3.117 unidades emplacadas.

O segmento de motos, contado à parte, subiu 23,02%, com 165.628 unidades comercializadas contra 134.639 em fevereiro.

Na comparação anual, no entanto, apenas o de ônibus e o de motos subiram. O primeiro registrou alta de 6,53%. O segundo, de 3,33%. Para automóveis e comerciais leves, houve queda de 1,58%. Para caminhões, a baixa foi de 8,14%.

Uno supera Gol
A Fiat liderou as vendas de automóveis e comerciais leves em março, com 66.025 veículos emplacados, e manteve os 23% de participação registrados em fevereiro. Em segundo ficou a Volkswagen, com participação de 20,58%, alcançando 58.482 emplacamentos. A General Motors permanece em terceiro, com 45.176 unidades, equivalendo a 15,9% do mercado.

Entre os carros mais vendidos, o Fiat Uno superou o Volkswagen Gol pela primeira vez no ano, encabeçando a lista de mais vendidos em março com 23.109 unidades emplacadas (inclundo as vendas do Mille) contra 21.030 do rival. Em terceiro permaneceu o Fiat Palio, com 13.459 unidades.

A diferença maior entre os dois líderes se deve, sobretudo a vendas diretas, onde o Uno registrou 11.216 emplacamentos contra 8.082 do Gol. O carro da marca alemã, no entanto, foi o primeiro colocado em vendas no varejo, com 12.948 unidades frente a 11.893 do Fiat.

Com isso, o Uno passou a liderar no acumulado do ano, com 59.168 unidades contra 58.673 do Gol, esquentando uma velha briga. Há 25 anos o compacto da Volks mantém a liderança nos balanços anuais.