Uma reflexão sobre o dia 28 de abril em memória das vítimas dos acidentes de trabalho

Companheiros e companheiras,

Nunca foi tão necessário parar por alguns minutos para fazer uma reflexão sobre o mundo do trabalho, porque não passou despercebido um movimento de várias esferas governamentais no sentido de impulsionar a melhoria nas questões laborais quanto à segurança e a saúde dos trabalhadores. Foram portarias revisadas como aNR-12 e a NR-20, entre elas, decretos como o do NETEP (NEXO TECNICO EPIDEMIOLÓGICO) e a  PNSST (Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador), tudo no sentido de revolver um terreno árido para que sementes possam germinar. E é aí que ficamos surpresos e tendemos à reflexão: Por que, companheiros e companheiras, os resultados não aparecem positivamente? Como explicar os sucessivos adoecimentos, acidentes e mortes por causa de condições indignas de trabalho?

Onde está a consciência de alguns empregadores, de alguns técnicos e de outras pessoas envolvidas com este assunto, que não se prestam a fazer o que deve ser feito? Como justificar essa lentidão e, às vezes, até retrocesso, quando o momento atual exige pressa na correção das causas que podem levar aos atuais índices de acidentes e mortes?

Nossa reflexão aponta para o descaso.

Descaso com a vida dos outros. Com o sofrimento de muitos que sofrem o reflexo dessa insensibilidade.

Aponta, também para a negligência, quando é preciso agir de modo severo para que as leis sejam cumpridas.

Vivemos em momentos de sentimentos duplos. De satisfação, quando tomamos conhecimento de decretos, portarias ou similares que permitam mudanças melhores e logo em seguida, de um sentimento de desânimo, de tristeza e de indignação, quando tomamos conhecimentos como adoecimento , deacidentes e de mortes de trabalhadores por pura e inaceitável negligência.

Permanecemos tentando fazer a nossa parte, com a Realização de Seminários, Palestras de motivação, Cartilhas, Oficinas de trabalho, Congressos, tudo para motivar mais ainda aos que acreditam que é possível mudar e para sensibilizar àqueles que parecem não enxergar, que um mundo melhor é necessário. Um mundo do trabalho melhor hoje, para assegurar um futuro melhor para nossos filhos e netos.

Espero que possamos, num futuro dia 28 de abril, dizer que estamos vivendo nummundo do trabalho, onde haja satisfação estampada no rosto do trabalhador, como no dia em que consegue o emprego, e que esta alegria permaneça estampada nos dias subseqüentes e o acompanhe até o dia em que, ao cumprir sua missão como trabalhador, possa usufruir de uma aposentadoria satisfatória.

É isso que queremos! Companheiros e companheiras! Precisamos continuar unidos para nos fortalecer.  Só assim, nesse trabalho coletivo, conseguiremos atingir nossos objetivos.

Saudações Sindicais

João Donizeti Scaboli