Sindalquim rejeita proposta de usineiros na região de Rio Preto

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas, e Farmacêuticas de São José do Rio Preto (Sindalquim) rejeitaram a proposta de aumento salarial de 4,5 % oferecida pelo setor patronal, nesta segunda-feira (28), em mesa redonda na Negociação do Setor do Etanol 2012/2013, realizada na Gerência Regional do Trabalho, em Rio Preto.

A proposta nem foi considerada pelos dirigentes sindicais. "Isso é provocação, um afronta. É inferior ao índice da inflação do período", afirmou o Secretário Geral da Fequimfar, Edson Dias Bicalho. Os diretores do Sindalquim – entidade que representa mais de seis mil trabalhadores do setor do álcool – irão já a partir desta segunda-feira realizar assembleias em todas as usinas e destilarias da base informando os trabalhadores sobre a mesa redonda realizada e o novo encontro, que ficou marcado para o dia 18 de junho, às 10 horas, também na Gerência do Trabalho.

A pauta de reivindicação do acordo coletivo de trabalho do setor do etanol 2012/2013 foi entregue ao setor patronal no dia 16 de abril de 2012. Entre as reivindicações apresentadas consta recomposição salarial de 10% dos últimos 12 meses e piso da categoria em R$  1.100,00 (mil e cem reais). "Eles tiveram mais de 40 dias para hoje trazerem uma proposta vergonhosa dessas. Vamos esperar para ver se a proposta melhora na próxima mesa redonda. Se não melhorar levamos para assembleia e se for da vontade dos trabalhadores podemos entrar em greve", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. A data-base da categoria é 1º de maio.

O representante da Usina Nardini, Antonio Destri, alegou problemas do setor sucroalcooleiro para não poder fazer uma proposta melhor aos trabalhadores. "Agora, com esse tempo poderemos amadurecer e chegar num acordo melhor", justificou.