Setor sucroalcooleiro pede política para o etanol

Representantes do setor sucroalcooleiro criticaram nesta quarta-feira a falta de medidas do governo federal para ajudar a fomentar, principalmente, a produção de etanol. 

O assunto foi debatido durante a Fenasucro (Feira Nacional da Indústria Sucroalcooleira), evento que ocorre em Sertãozinho (333 km de SP) até a próxima sexta-feira. 

Dentre as reivindicações, está a desoneração de impostos de empresas que constroem usinas. Adézio José Marques, presidente do Ceise-Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), diz que a medida ajudaria a alavancar o setor. 

"O Brasil é um dos poucos países do mundo que tributa indústria construindo outra indústria. Isso inviabiliza novos empreendimentos. Se houver uma desoneração, viabiliza negócios, oxigena o mercado e os investidores aparecerão", afirma. 

Sertãozinho é um polo nacional de fábricas de peças e equipamentos para ampliação ou manutenção de usinas. 

Antonio Eduardo Tonielo, presidente da Copercana e do Grupo Viralcool, critica a política da União de segurar o preço da gasolina, subsidiando o combustível. "Até agora, no atual governo, não se fez nada em termos de preço para o etanol", afirma. 

"Ninguém está pedindo esmola. O governo precisa saber se ele quer ter o etanol como uma matriz energética renovável ou se ele dispensa isso. Se não interessar, tudo bem, pegamos a viola, enfiamos no saco, e vamos embora", emenda. 

Manoel Bertone, ex-secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura e CEO do Benri (empresa de classificação de atividades agrícolas e industriais do setor sucroalcooleiro), minimiza a culpa do governo e diz que o mercado vai se encarregar de ajustar os preços. 

"O mercado vai mostrar para o governo que o etanol é importante", diz, acrescentando que um eventual retorno da Cide [tributo sobre os combustíveis que foi zerado para a gasolina] pode ajudar o setor. 


Maior eficiência

Na opinião dele, porém, não é só culpa do governo a baixa lucratividade das usinas: "Também temos que ser mais eficientes, buscar novas tecnologias, aprimorar as máquinas, buscar níveis de excelência de produtividade agrícola e industrial." 

Presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da região Centro-Oeste), Ismael Perina diz que o litro do etanol está sendo vendido a R$ 1,02 da usina para a distribuidora, quando o ideal seria comercializar a R$ 1,45. 

Segundo ele, isso bancaria os custos de produção e garantiria uma boa margem de lucro para as indústrias. 

"A grande dificuldade é que o governo é moroso. As pessoas fora do Ministério da Agricultura, que trabalham no governo, não têm a capacidade de entender o problema. Esse período segurando o preço da gasolina foi fatal para o setor sucroenergético", comenta. 

Deixe um comentário