Petrobras quer estar entre as maiores produtoras de etanol, diz Graça

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que a companhia trabalha alternativas para a produção do petróleo e que o objetivo da empresa é ser uma das maiores produtoras de etanol no país.

´É importante ter no portfólio de venda da Petrobras um combustível tão importante como o etanol´, disse Foster, que participa de audiência pública no Senado Federal, sem citar um prazo para que a projeção se concretize. Atualmente, informou Foster, a Petrobras ocupa a terceira posição na produção de etanol.

Respondendo a perguntas dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Cyro Miranda (PSDB-GO) sobre biocombustíveis, ela disse que não há razão para que o etanol não volte em dois a três anos. ´Temos muitos planos para o etanol´, disse. Foster destacou que a Petrobras estuda a ampliação da capacidade de produção de gasolina em refinarias antigas, mas trabalha concomitantemente pela volta do etanol. ´O Brasil tem a cara da etanol, o etanol tem a cara do Brasil´.

Foster afirmou que 70% dos investimentos da Petrobras Biocombustível já é no etanol.

´Primeiro, precisamos recuperar o preço do etanol´, afirmou. ´É preciso tirar da cabeça que a Petrobras vai pagar qualquer valor pela etanol, porque não vai´, disse.