Produção de petróleo no Brasil cai 8,4% em setembro, diz ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que a produção de petróleo no Brasil foi de aproximadamente 1,924 milhão de barris diários em setembro.

O volume é 8,4% inferior ao de setembro do ano passado, e 4% abaixo do volume produzido em agosto, afirmou a agência, em comunicado.
No informe, a ANP destacou que a produção de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 71,7 milhões de metros cúbicos diários em setembro, 9,9% acima de setembro de 2011, e 0,5% superior à produção de gás natural em agosto.

A queima de gás natural foi de cerca de 4,6 milhões de metros cúbicos diários em setembro, um recuo de aproximadamente 16,2% ante setembro do ano passado, mas 27,2% acima de agosto.

Ainda segundo a ANP, o campo de Marlim Sul, na bacia de Campos (RJ), foi o de maior produção de petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com uma produção média de 318,1 milhões de barris de óleo equivalente.  Por sua vez, o campo de Manati, na bacia de Camamu, foi o maior produtor de gás natural, com produção média de 6,7 milhões de metros cúbicos diários.

Cerca de 93,7% da produção de petróleo e gás natural foram originados de campos operados pela Petrobras, de acordo com a ANP. Ainda segundo a agência, aproximadamente 89,9% da produção de petróleo e 76% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.

Pré-sal

A produção da chamada camada pré-sal em setembro foi de 182,6 mil de barris diários e de 5,9 milhões de metros cúbicos ao dia, informou a ANP.
Ainda segundo a ANP, dos 13 poços produtores do pré-sal, 8 estão entre os 30 maiores produtores. Em seu informe, a agência destacou o início de produção dos poços localizados no campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos, todos produtores de reservatórios pré-sal.

Deixe um comentário