Sindalquim realiza 4º Seminário de Saúde do Trabalhador

O Sindalquim realiza, nos dias 21 (das 9 às 17 horas) e 22 (das 9 às 12 horas) deste mês, em Rio Preto, no Hotel Nacional Plaza In, o 4º Seminário de Saúde do Trabalhador. O evento que envolve CIPA e SESMT tem apoio do Departamento de Saúde do Trabalhador da Fequimfar. O objetivo é fomentar a participação dos trabalhadores, da CIPA e do SESMT do setor, para proporcionar uma política de ação conjunta entre os diversos setores, com o intuito de construir um ambiente e uma organização de trabalho saudável propiciando a eliminação e ou redução dos acidentes e doenças do trabalho.

Para este ano, a organização do evento convidou o diretor do Fórum Trabalhista e Juiz Titular da 1ª vara do Trabalho de Rio Preto, o doutor Hélio Grasselli para falar sobre "a visão da Justiça do Trabalho sobre os acidentes e doenças do trabalho". Outra palestra aguardada é do ex-promotor de justiça, Antonio Baldin, que abordará os "aspectos penais do acidente do trabalho".

No primeiro dia do seminário há ainda palestra do Técnico de Segurança do Trabalho, Assessor Técnico da Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical, Rogério de Jesus Santos, e do Diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador da Fequimfar, Secretário de Saúde da Força Sindical Estadual São Paulo, João Donizeti Scaboli.

No dia 22, o Procurador do Trabalho, doutor Tadeu Henrique da Cunha, inicia os trabalhos do seminário. Ele fala sobre o "Ministério Público do Trabalho e a saúde e segurança do trabalhador nos ambientes de trabalho". Haverá ainda a exibição do filme "A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL" para uma reflexão dos participantes.