SETOR DO ÁLCOOL/ETANOL FILIADO A FEQUIMFAR ENTREGAM PAUTA NA ÚNICA EM SÃO PAULO

A Fequimfar, e os Sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, entregaram na última terça-feira (09/04/13), a pauta de reivindicações do setor do álcool/etanol aos representantes patronais na sede da Unica, em São Paulo.

Companheiras e companheiros já estamos em plena Campanha Salarial 2013/2014 do setor do álcool/etanol que iniciou no Seminário de Negociação Coletiva, realizado nos dias 12 e 13 de março de 2013, em Bauru/SP. Na ocasião, lideranças e dirigentes dos Sindicatos filiados à Fequimfar discutiram e aprovaram a pré-pauta de reivindicações da categoria.

Após a aprovação da pré-pauta a diretoria do Sindalquim iniciou as assembleias em todas as Usinas e Destilarias pertencentes à base, conforme Editais publicados no 23/03/13 nos jornais Diário da Região/Rio Preto e Agora/São Paulo, em votação de escrutínio secreto entre os dias 25/03 a 02/04/13.  Encerradas as assembleias foi realizada a apuração dos votos sendo: 2.738 votos sim, 388 votos não, 27 votos nulos e 16 votos em branco, totalizando 3.169 votantes.

Logo após o encerramento de todas as assembleias de todos os Sindicatos filiados foi realizado uma assembleia geral extraordinária no 08/04/13 na sede da Fequimfar. A Pauta de reivindicação aprovado pelos trabalhadores do setor do álcool/etanol do estado de São Paulo foi entregue na sede da Única em São Paulo aos representantes do setor patronal no dia 09/04/13. Ficou agendada para o dia 29/04/13 às 14h00 a próxima rodada de negociação na sede da Fequimfar em São Paulo.

"Agora vamos aguardar a posição dos representantes do setor patronal. Esperamos que ajam com bom senso e após o percentual apresentado o Sindalquim realizará assembleia em todas as unidades representadas pela entidade", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Todas as cláusulas da pauta são importantes, mas destacamos algumas:

Reajuste: 12%
Piso salarial: R$ 1.250,00
PLR: 02 pisos normativos
Fim da rotatividade da mão de obra
Direito à qualificação e requalificação profissional
Melhoria nas condições de saúde e segurança
Igualdade de oportunidades