Delegação colombiana visita Sindalquim e usina da região

Trabalhadores de Engenhos Açucareiros da Colômbia visitaram nesta semana, nos dias 5, 6 e 7, de novembro de 2013,  a sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região (Sindalquim). O secretário geral da Fequimfar, Edson Dias Bicalho, acompanhou o grupo que conheceu a maneira como funciona o setor do etanol/açúcar da região. Eles visitaram também, no dia 6, a unidade da Usina Colombo, da cidade de Ariranha/SP, aonde acompanharam os trabalhos no campo e na indústria. 
 
 
A delegação contou com seis trabalhadores, Alberto Guzman Gomez,  Walter Barandica Caicedo,  Silvestre Mancilla,  José Libardo, Joaquin Emilio Rojas e Benjamin Cardona Gutierrez, todos diretores da Federação dos Químicos de Cali. Eles ficaram surpresos com a estrutura que os trabalhadores brasileiros contam. “É uma troca de experiências muito válida. Lá, a rentabilidade e produtividade deles é muito maior que a nossa. Chega a ser o dobro do que produzimos aqui de açúcar. Mas as nossas condições de trabalho, no campo e na indústria, são melhores. Os dois lados aprendem com esse intercâmbio”, afirmou Bicalho, que agora organiza uma viagem para o país vizinho já para o início de 2014. 

 
O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, e os diretores Ilson Martins, Nilson Fagundes, Wagner Quedas, gostaram da visita dos companheiros colombianos. “Trocamos experiências desde de como atua o nosso setor sindical, negociações, trabalho de base com os trabalhadores. Até como é o trabalho na lavoura, no plantio, dentro da usina. Eles acompanharam todo esse processo e nos transmitiram o que acontece lá também”, afirmou o presidente da entidade.
 
 
 

Deixe um comentário