Usina de Icém atrasa pagamento de salários

Os trabalhadores da Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool (CBAA), em Icém, estão reclamando do atraso no pagamento da primeira parcela do 13º salário e temem que empresa também não faça o pagamento do salário no próximo dia 5 de dezembro. A CBAA confirmou o atraso no pagamento e disse que o fato é decorrência da crise financeira que atinge diversas empresas em todos os setores da economia. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Fabricação do Álcool, Almir Fagundes, afirmou que esta não é a primeira vez que a CBAA comete atrasos no pagamento dos empregados. Ele disse que demoras no pagamento ocorrem com freqüência e citou como exemplo recente o pagamento do adiantamento do salário, que deveria ocorrer no dia 20 de outubro e só foi depositado na conta do trabalhador no dia 5 de novembro.

Fagundes disse também que o pagamento do salário do período trabalhado em outubro, que deveria ser efetuado no dia 5 de novembro, foi pago apenas no dia 12. A entidade tem recorrido a mesas redondas na Subdelegacia do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A empresa tem aproximadamente 800 empregados, sendo 150 da categoria dos Sindicato dos Trabalhadores na Fabricação do Álcool. De acordo com a assessoria da CBAA, a empresa é uma das poucas no setor que, apesar das dificuldades, não recorreu à demissão de empregados e está trabalhando para levantar os recursos necessários para resolver a situação. A empresa não revelou qual seria forma de obter os recursos necessários para pagar os empregados, mas descartou recorrer a financiamentos.

Fonte: Diário da Região, em 03/12/2008