Sindalquim realiza grande assembleia na Usina Vale, de Onda Verde

O Sindalquim em conjunto com a Fequimfar, Força Sindical, CNTQ e vários sindicatos filiados a Federação dos Químicos, realizaram na manhã desta quarta-feira (21), grande assembleia na Usina Vale, de Onda Verde, no interior de São Paulo. A mobilização faz parte de uma ação em todo o Estado de São Paulo reivindicando melhores salários e condições de vida para os trabalhadores do setor do álcool/etanol e seus familiares. O secretário geral da Fequimfar, Edson Dias Bicalho, esteve à frente do movimento. O Sindalquim e os sindicatos filiados mantém o pedido de reajuste salarial da inflação do período (INPC) + 5% de aumento real e piso de R$ 1.300,00.  A data base da categoria é 1º de maio.

Está marcada uma mesa redonda para esta quinta-feira, dia 22, às 10 horas, na sede da entidade, com todos os representantes patronais das usinas e destilarias da região. "Estamos esperando agora uma resposta dos patrões. E, claro, que seja digna".

Na assembleia desta quarta-feira, em Onda Verde, além do lançamento da campanha salarial, os dirigentes sindicais falaram também sobre os atrasos que se tornaram corriqueiros da empresa, seja de salários, adiantamento, 13º salário, férias, adiantamentos, não recolhimento de FGTS e tem descontado mensalmente contribuições dos trabalhadores e não tem repassado ao Sindalquim. "É um absurdo o desrespeito com os trabalhadores. Os companheiros e companheiras sabem que o nosso departamento jurídico está sempre a disposição deles e isso tem mudado o comportamento das empresas, mas ainda nos deparamos com certas situações difíceis. Das 16 usinas e destilarias que temos na base,  a única que atrasa todos os benefícios dos seus trabalhadores é a Usina Vale, de Onda Verde. Estamos aqui para os alertá-los mais uma vez. Afinal, eles são o maior patrimônio da empresa", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Os dirigentes aproveitaram a assembleia para fazer a entrega de boletins informativos aos trabalhadores e um kit com camiseta e bonés alusivos a Copa do Mundo e um DVD contendo retrospectiva de ações do Sindalquim do ano passado.