Diretores do Sindalquim participam e aprovam Congresso da Fequimfar

O 8º Congresso da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR -, realizado na cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2014, foi um sucesso. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região esteve presente no evento com os diretores João Pedro Alves Filho, Wagner Admilson Quedas, Ilson Aparecido Martins, Nilson Fagundes, Oscar Pereira da Silva, Cleber Antonio de Souza, Eurípedes Florêncio de Souza e Érico dos Santos Silva. Mais de 500 pessoas participaram do Congresso, entre dirigentes sindicais e líderes da Fequimfar.

A abertura do Congresso, na segunda-feira, dia 21, realizado no auditório da Colônia de Férias dos Metalúrgicos, teve como destaques a presença do governador Geraldo Alckmin e do ministro do trabalho e emprego, Manoel Dias.  Dias falou sobre a atuação da Fequimfar, que está sempre cobrando do MTE o seu papel na luta permanente pela vida e pelo trabalho decente. Ele reafirmou a intenção de resgatar o protagonismo do Ministério do Trabalho e disse precisar muito do apoio dos trabalhadores organizados, reconhecendo a importância do Congresso da Fequimfar. Já o governador Geraldo Alckmin fez um levantamento sobre o cenário do ramo químico e disse ser otimista com relação ao setor, que tem qualidade estratégica no desenvolvimento do estado e do mundo moderno.

Na manhã desta terça-feira, dia 22, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou os avanços trabalhistas e sociais conquistados nos últimos anos, pelos trabalhadores do Brasil, em benefício a toda sociedade: “Destacamos a importância do movimento sindical na conquista de direitos e benefícios para a classe trabalhadora. O Brasil é referência na luta pelo desenvolvimento. Muitas nações que antes ditavam regras, hoje questionam como o Brasil enfrentou todo esse processo de crise internacional, gerando mais emprego e crescimento econômico”.

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da Fequimfar, falou sobre os avanços dos Químicos da Força nos últimos quatro anos e da importância da mobilização para elaboração de metas e discussão sobre a relação institucional com os governos estadual e nacional. “Somos uma categoria organizada, nossas lutas servem de referência para o movimento sindical, seja na luta por mais direitos e benefícios para a classe trabalhadora, como também em defesa da amplitude de conquistas sociais e trabalhistas. Nesse congresso reafirmamos nossas Bandeiras de Luta, em beneficio à categoria química, e usufruto de toda a sociedade”.

Para João Pedro, vice-presidente do Sindalquim, o Congresso cumpriu o seu papel. “É muito bom ter troca de experiências. Participar de debates e ver o que pensam os maiores governantes do país. A Federação está de parabéns pela organização”.