Químicos da Força entregam pauta com reivindicações salariais

Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de setembro de 2014, dirigentes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, filiada à Força Sindical), e dos Sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, estiveram reunidos na sede da entidade, em São Paulo, para a entrega da Pauta de Reivindicações da categoria dos trabalhadores nas indústrias químicas e plásticas do estado de São Paulo aos representantes patronais do Grupo CEAG-10, da FIESP. O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, participou da entrega da pauta.

Entre os destaques da pauta de reivindicações está o piso salarial de R$1.500,00, piso para técnico químico no valor de R$ 2.100,00, reajuste salarial de 12%, sendo 5% de aumento real + INPC/IBGE e PLR no valor de 2 Pisos. “Nossa luta é pelo reajuste salarial com valorização do piso, aumento real e PLR!”, afirmou Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR.

“Recentes notícias divulgadas pela mídia indicam que as exportações de químicos no mês de agosto subiram 3,4% ante o verificado em agosto de 2013, para US$ 1,2 bilhão. O governo tem facilitado as exportações, motivando a competitividade da indústria nacional. Temos que nos mobilizar para alcançar as contrapartidas dos trabalhadores”, ressaltou Serginho.

“Além do aumento real nos salários e na PLR, estamos lutando pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais também", afirmou Fagundes. A data-base da categoria é 1º de novembro A FEQUIMFAR e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 130 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.