Após votação, trabalhadores aprovam pré-pauta do setor sucroalcooleiro

Os trabalhadores do setor sucroalcooleiro da região de Rio Preto aprovaram a pré-pauta da categoria 2016/2017. Do dia 13 até o dia 18 de março de 2016, os diretores do Sindalquim, Eustáquio, Erico, Oscar, Ilson, Cleber, Emerson, João Pedro, Nilson e  Wágner  realizaram assembleias em todas as destilarias e usinas da base para saberem a vontade dos trabalhadores, em votação de escrutínio secreto, sobre a pré-pauta. Foram 3.064 votantes, sendo que 2.373 foram favoráveis, 656 contrários, 26 votaram em branco e seis nulos pela proposta de reajuste salarial da inflação (INPC do IBGE de maio de 2015 até abril de 2016 integral) + 2% de Aumento Real. Agora, a Fequimfar e os sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, irão se reunir em assembleia geral extraordinária e até o dia 11 de abril entregar a pauta aos representantes patronais na UNICA, em São Paulo. E após a entrega na Unica, o Sindalquim estregará em todas as empresas da sua base. A pré-pauta tinha sido aprovada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) em conjunto com seus Sindicatos filiados,  no dia 2 de março de 2016. A data-base da categoria é 1° de maio.

“Agora nossa responsabilidade aumenta. Os trabalhadores estão confiantes no trabalho do Sindicato. Não podemos desapontá-los e por isso necessitamos que os companheiros se mantenham unidos e mobilizados.  Eles precisam ficar do nosso lado. Quero agradecer todas as companheiras e companheiros que participaram das votações, sem nenhum incidente, e aos nossos diretores e a Fequimfar que nos cedeu carro de som e o funcionário Emerson para auxiliar nas assembleias”, afirmou o presidente, Almir Fagundes.

A Fequimfar e seus sindicatos filiados representam mais de 30 mil trabalhadores distribuídos em todo o Estado mobilizados pelo reajuste salarial, aumento real, e manter todas as cláusulas econômicas e sociais, em defesa do emprego e por melhores condições de trabalho. “Se possível vamos lutar para melhorar as cláusulas e não reduzir”, afirmou Fagundes.