Sindalquim fecha dois primeiros acordos coletivos de 2016/2017

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – fechou nesta quinta-feira (30/06) os dois primeiros acordos coletivos de trabalho do setor do álcool/etanol de 2016/2017. Após rodada de negociação realizada na segunda-feira (27/06) com representantes da Usina Ruette, a direção do Sindalquim realizou votação em escrutínio secreto nas duas usinas do grupo, nas cidades de Paraíso e de Ubarana, nesta quinta-feira (30), às 7 e 15 horas, para saber a opinião dos trabalhadores sobre as propostas da empresa. A proposta de aumento salarial de 5% a partir de 1º de maio e 4,83% em agosto foi aprovada. Os trabalhadores também aprovaram o aumento no ticket alimentação, que passou de R$ 280,59 para R$ 308,17 que é retroativo a partir de maio.  O percentual de reajuste é o da inflação do INPC do IBGE, de9,83%, referente ao período de 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2016. O mesmo percentual foi aplicado na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que era de R$ 933,39 e passou para R$ 1.025,14. O valor será recebido até o dia 31 de janeiro de 2017 proporcional aos meses trabalhadores. A diferença salarial do ticket e do salario será aplicada no pagamento de agosto.

Na unidade de Paraiso foram 160 votos favoráveis, 80 contrários, 2 nulos, 1 branco, totalizando 243 votos. Os diretores Wagner, Oscar e Paulo participaram da assembleia. Já na cidade de Ubarana foram 98 votos favoráveis ao acordo e 34 contrários, totalizando 132 votos. Os diretores Eustáquio, Bertasso e o companheiro Vanderlei, de Bauru, deram suporte na votação, em especial, com carro de som do sindicato dos químicos, na usina.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, ficou satisfeito com os primeiros acordos fechados. “Graças ao empenho de toda diretoria e funcionários do sindicato, com apoio e mobilização dos trabalhadores das usinas fechamos os primeiros acordos. Esperamos que nos próximos dias fechar mais para beneficiar mais trabalhadores”.