Demanda firme sustenta alta dos preços do açúcar

Os preços do açúcar registraram alta nesta quinta-feira (21). Na bolsa de Nova York, no vencimento outubro/16, a commodity subiu 28 pontos, sendo cotada a 19,56 centavos de dólar por libra-peso. As demais telas também registraram valorização, com alta entre 25 e 7 pontos.

O movimento foi favorável no mercado internacional, porquê, segundo a análise do jornal Valor Econômico, o cenário aponta que a demanda permanecerá firme. Ainda de acordo com o jornal, "estatais de Irã e Egito compraram ontem 60 mil e 150 mil toneladas, respectivamente. A China, por sua vez, divulgou que voltou a ampliar suas importações da commodity em junho. Foram 369,2 mil toneladas, 54% mais que no mesmo mês do ano passado. Mesmo assim, no acumulado do primeiro semestre o volume caiu 42%, para 1,3 milhão de toneladas", elenca.

Em Londres, o cenário também é de valorização. No vencimento outubro/16, os preços do açúcar registraram US$539,70, uma alta de 5,80 dólares. Nos vencimentos dezembro/16 e março/17, o aumento foi de 6,20 e 6,50 dólares, respectivamente. As demais telas também foram valorizadas, com alta entre 4,40 e 2,10 dólares.

Mercado interno

No Brasil, a comercialização da commodity também foi positiva. Segundo os índices do Cepea/Esalq, da USP, a saca de 50 quilos do tipo cristal foi firmada em R$ 86,60, registrando um aumento de 0,57 % no comparativo com a véspera.

Etanol

Os preços do etanol também seguiram a onda de valorização, registrando alta de 0,54% nos negócios praticados ontem (21). O metro cúbico do biocombustível foi comercializado a R$ 1.484,50.