Após ser notificada de greve, Usina Vale faz proposta de aumento salarial

Única empresa que ainda não tinha fechado o acordo coletivo de trabalho do álcool/etanol de 2016/2017, a Usina Vale, de Onda Verde, após três mesa redonda, no Ministério do Trabalho e Emprego, em Rio Preto, e  ser notificada para então oferecer reajuste salarial aos seus trabalhadores, na última sexta-feira, dia 02 de setembro de 2016. A direção da empresa até a presente data não tinha feito uma proposta razoável para a direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – e no final do expediente da sexta-feira (02/09), a empresa ofereceu a proposta de reajuste salarial de 5% em 1º de setembro de 2016, com pagamento em 5 de outubro de 2016, e a diferença do reajuste salarial medida pelo índice da inflação (1º de setembro de 2015 a 31 de agosto de 2016), de aproximadamente 4,7%, em 1º de dezembro de 2016, com pagamento em 5 de janeiro de 2017.  A empresa ofereceu também reajuste de 8 % na PLR, que passa de R$ 1.900,00 para R$ 2.052,00, proporcional aos meses trabalhado no ano de 2016 e mantém todas as cláusulas econômicas e sociais do acordo coletivo vigente.

Nesta terça-feira, dia 6 de setembro de 2016, os diretores do Sindalquim, Erico, Nilson, Ilson realizaram assembleia, em votação de escrutínio secreto, na portaria da empresa, para saber se as companheiras e companheiros aprovam ou não a proposta apresentada. E após o encerramento da votação, as urnas foram abertas, na presença de vários funcionários da empresa, onde 140 trabalhadores votaram sim, 52 votaram não, 4 votos foram branco e 3 votos nulo, totalizando 199 votantes.

“Os representantes da empresa estavam irredutíveis, sendo preciso notificar os mesmos sobre estado de greve para poderem tomar uma atitude. Ainda bem que resolverem agir com bom senso. Mais uma vez queremos agradecer todos os trabalhadores pela mobilização e conscientização e, principalmente, pela forma respeitosa com que recebem sempre os diretores todas as vezes que vão na portaria da empresa. Queremos agradecer a Deus, em primeiro lugar, todos os diretores e funcionários e a direção da Fequimfar, em especial o presidente Sergio Luiz Leite e o secretário geral Edson Bicalho. Mesmo sendo um ano muito difícil nas negociações de 2016/2017 conseguimos fechar acordo com todas as empresas do setor do setor do álcool/etanol da nossa base ”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.