Em respeito aos trabalhadores, Sindalquim entrega cartilhas do setor do álcool/etanol

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região (Sindalquim) entregaram entre os dias 5 e 11 de outubro de 2016 para todos os trabalhadores do setor do álcool/etanol cartilhas referentes ao acordo coletivo de trabalho do ano de 2016/2017, contendo todas as cláusulas.  O presidente da entidade, Almir Fagundes, falou sobre as conquistas do setor, mesmo num ano complicado para as negociações coletivas. O aumento salarial repôs a inflação do período, de 9,83%, e mantém o acordo como um dos melhores do país. O piso salarial mínimo garantido na base é de R$ 1.325,00.

O presidente do Sindalquim salienta que é importante os trabalhadores lerem a cartilha com atenção e ficarem atentos a todas as cláusulas do acordo coletivo. “Foi um ano bem complicado, mas mesmo com muitas adversidades e radicalização dos donos de usinas, o nosso Sindicato conseguiu manter um dos melhores acordos do setor do álcool do país. É importante agora as companheiras e companheiros lerem todas as cláusulas com muita atenção em caso de dúvida procurar o Sindicato”. Outras categorias, com toda estrutura, não conseguiram repor a inflação e algumas precisaram até fazer redução de jornada e salário. “Isso mostra que o Sindicato não faz nada sozinho. Precisamos da força dos trabalhadores, da conscientização e mobilização deles”.

Fagundes falou sobre a campanha deste ano. “Foi uma das campanhas salariais mais demoradas, foram mais de quatro meses de negociação. Por isso também que atrasamos a confecção e entrega das cartilhas”, afirmou o presidente do Sindalquim que agradeceu todas as companheiras e companheiros pela mobilização neste ano. “Sempre que fomos na base fomos bem recebidos e sentimos que os trabalhadores se mantiveram unidos, fortalecendo assim o trabalho do Sindalquim. Agradeço todos os diretores, funcionários e, em especial, os companheiros da base, por essa união”. Os trabalhadores que tiverem dúvidas ou denúncia de que alguma cláusula não esteja sendo cumprida nas suas empresas podem procurar o diretor do Sindicato ou diretamente na sede do Sindalquim, em Rio Preto, que fica na avenida América, 364, na Vila Diniz (próximo ao Atacadão  e Cemitério da Ercília), ou no fone (17) 3211-2550, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e e-mail: atendimento@sindalquim.org.br .   (Não é necessária se identificar. Somente o nome da empresa).